O PRISMA – Programa Integrado de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente está organizado em 15 diretrizes.
1

Diretriz 1 – Responsabilidade da Liderança e Colaboradores da Biosev.

Reúne os requisitos que devem ser observados e cumpridos pelos líderes da Biosev em suas tomadas de decisão, comunicação e ações do dia a dia de trabalho em todas as instalações, atividades e processos agroindustriais da companhia, assim como o papel de cada colaborador em suas atribuições.

2

Diretriz 2 – Atendimento a Requisitos Legais e Voluntários.

Estabelece a sistemática de identificação, análise, acesso e monitoramento ao atendimento aos requisitos legais e outros compromissos aplicáveis às atividades, produtos e serviços da Biosev, fixando as condições para avaliação periódica desse processo.

3

Diretriz 3 – Identificação, Análise e Gestão de Riscos e Impactos. 

Elenca os requisitos e as ferramentas para identificação e análise dos riscos e impactos das operações agroindustriais e de transporte de produtos e materiais em todas as unidades, além de definir os critérios para o gerenciamento das recomendações e salvaguardas em cada cenário de risco.

4

Diretriz 4 – Gestão de Documentos e Registros.

Define as regras e responsabilidades para emissão, revisão e controle dos documentos e registros da Biosev.

5

Diretriz 5 – Padrões para Atividades Agroindustriais. 

Define os requisitos para a realização das atividades agroindustriais em todas as unidades da Biosev, buscando a preservação da vida e da integridade dos colaboradores e terceiros nas operações agrícolas e industriais e a preservação do meio ambiente.

6

Diretriz 6 – Gestão, Uso e Controle Produtos Químicos.

Reúne os requisitos para gestão do uso e manuseio de produtos químicos e defensivos agrícolas em todas as suas etapas, da aquisição à disposição final de embalagens e resíduos gerados, com base nos critérios internacionais da Organização Mundial de Saúde e nas normas legais brasileiras.

7

Diretriz 7 – Capacitação e Treinamentos.

Consolida os requisitos para a gestão de treinamento e capacitação dos colaboradores nos procedimentos internos e nas diretrizes legais aplicáveis, definindo as recomendações mínimas para formação profissional dos colaboradores da Biosev.

8

Diretriz 8 – Desenvolvimento Comportamental e Cultural.

Define os programas de desenvolvimento do comportamento e da cultura de excelência e prevenção de perdas, buscando a sustentação e a melhoria dos resultados por meio da mudança comportamental, alinhado com a visão e o espírito Biosev e sua Diretriz do Diretor Presidente.

9

Diretriz 9 – Gestão de Fornecedores e Prestadores de Serviços.

Reúne os requisitos para a gestão preventiva na execução de atividades e serviços realizados por empresas contratadas em todas as unidades e áreas, e define critérios em todas as etapas de contratação.

10

Diretriz 10 – Comunicação e Relacionamento com Partes Interessadas.

Estabelece os requisitos, critérios e processos destinados a comunicação interna e externa, com o propósito de manter e ampliar a transparência e respeito nas relações com todas as partes interessadas (funcionários, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas). 

11

Diretriz 11 – Gestão de Mudanças, Projetos e Investimentos.

Define os requisitos e procedimentos que devem ser seguidos para que se estabeleça uma gestão das mudanças adequada, incluindo projetos de novos sistemas, equipamentos e tecnologias, decorrentes de investimentos, bem como mudanças de processos e procedimentos, garantindo uma gestão antecipativa dos riscos.

12

Diretriz 12 – Confiabilidade e Integridade das Instalações e dos Equipamentos.

Define os requisitos para uma gestão adequadas dos ativos da Biosev, buscando a prevenção de perdas e assegurando que todos os equipamentos, sistemas e máquinas operem dentro de suas condições de projeto e que as manutenções sejam realizadas conforme padrões nacionais e internacionais, de acordo com especificações técnicas.

13

Diretriz 13 – Comunicação, Análise e Tratamento de Incidentes.

Estabelece os requisitos e os procedimentos para uma comunicação eficaz de incidentes e acidentes, bem como o processo adequado de análise e tratamento das causas raízes, com o objetivo de buscar a melhoria dos processos de trabalho e dos procedimentos, garantir que ações efetivas sejam adotadas para evitar novas ocorrências e contribuir para a evolução das práticas de trabalho.

14

Diretriz 14 – Gestão de Crises e Emergências.

Requisitos destinados ao planejamento e a preparação para situações de crises e de emergências, definição de planos eficazes para mitigação e contingência adequadas de eventuais ocorrências, acidentais ou intencionais.

15

Diretriz 15 – Avaliação de Resultados.

Reúne os requisitos para uma avaliação padronizada que permita o aprendizado organizacional e a identificação de melhorias nos processos de gestão da Biosev, avaliando a eficácia das práticas e dos procedimentos e sua conformidade com os requisitos em todas as operações, reconhecendo os destaques e a evolução das equipes e das áreas.